Roberta Serena

Sou nutricionista, formada há 12 anos, casada e mãe de duas meninas. Adoro esportes, não sou aficcionada, mas não vivo sem!

O que é manteiga Ghee?

Com certeza você já deve ter escutado o termo “manteiga ghee” ou “manteiga clarificada”, mas vejo que as pessoas ainda têm muitas dúvidas: “Qual a diferença da manteiga tradicional?”, “Qual opção é mais saudável?”, “Ela não faz mal para o coração?” Vamos lá!

A manteiga tradicional nada mais é do que uma mistura de gordura (80%), água (15%), lactose, proteína do leite e pode ter adição de sal ou não. A ghee é um derivado da manteiga que passa pelo processo de clarificação. Clarificar a manteiga é basicamente manter a sua gordura e retirar todos os outros componentes, ou seja, consiste apenas na gordura da manteiga. Certamente você está pensando “porque comer um alimento que é pura gordura pode ser melhor?”. Pode ser melhor em duas situações: 1- para pessoas que tem intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite, já que no processo da clarificação é removida toda a proteína e carboidrato da manteia; 2- para cozinhar, grelhar, fritar e assar. Ela suporta altas temperaturas sem produzir fumaça, o que significa, que não produz substâncias nocivas e cancerígenas. Outro ponto positivo da manteiga ghee é que ela é mais rica em vitamina A e butirato, excelente para a saúde intestinal.

Quanto a saúde do coração, muitos condenam a gordura saturada e a manteiga, tanto a tradicional, quanto a ghee, é rica em ácidos graxos saturados. Mas o grande problema é quando se usa uma manteiga ou qualquer outra gordura em excesso (excesso mesmo!)

Conclusões:

- Se você não tem nenhum tipo de alergia a proteína do leite e nem intolerância à lactose, pode usar a manteiga tradicional (mas de qualidade!) para passar no pão, lógico que com moderação.

- Para cozinhar, grelhar e assar a manteiga ghee é a mais indicada, independente se tem ou não alergia e/ou intolerância ao leite;

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